Placeholder image

APRESENTAÇÃO


Imprimir

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, na gestão do Dr. Angelo Vicenzo de Paola (2014 -2015), sentindo a necessidade de conhecer em profundidade a real situação da Mortalidade Cardiovascular no Brasil, promoveu, por meio da sua Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular e da Diretoria de Pesquisa, um estudo, com o objetivo de compor um painel de monitoramento no país, e subsidiar a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios, na formulação de políticas públicas de saúde cardiovascular.

Estudo do tipo ecológico teve como base 437 regiões de saúde, que foram criadas por uma resolução do Ministério da Saúde em 29 de setembro de 2011, e que estabeleceu diretrizes para a criação destas regiões de saúde distribuídas pelos estados brasileiros, considerando o gênero e a faixa etária.

Os dados foram extraídos de fontes do Ministério da Saúde, DATASUS base territorial, sendo os óbitos avaliados pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) com os dados reprocessados, baseados no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000 e 2010, e de estimativas populacionais de 2011 e 2012, com interpolação da população de 2003 a 2009.

A metodologia empregada visa avaliar todos os óbitos registrados no Brasil, utilizando 270 bancos de dados, oriundos das unidades federadas nos 10 anos do estudo.

Para os cálculos, foram analisadas as principais questões: (a) subenumeração de óbitos, (b) causa de óbitos mal definidas, (c) padronização dos óbitos por sexo e faixa etária para permitir a comparação entre o coeficientes de mortalidade entre regiões com diferentes perfis demográficos, por 100.000 habitantes.


Utilizamos o Código Internacional de Doenças (CID 10), contemplando a análise de quatro grupos de agravos:

  • Doenças do Aparelho Circulatório: todos os itens do Capítulo IX;

  • Doença Coronária (Infarto Agudo do Miocárdio – IAM): inclui CID I20 a I25;

  • Insuficiência Cardíaca (IC): inclui CID I50, I11, I13, I27, I40 e I42;

  • Acidente Vascular Encefálico (AVE / AVC): inclui CID I60 a I69.


PANORAMA ATUALIZADO DA MORTALIDADE POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO NO BRASIL


Período: 2003 a 2012

Agravos selecionados:
Doenças Cardiovascular Total (DCV) (CID10 - Cap. IX)
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) (CID10 - I20-I25)
Insuficiência Cardíaca (IC) (CID10 - I50)
Acidente Vascular Encefálico (AVE/AVC) (CID10 - I60-I69)
Granularidade: sexo, faixa etária e região de Saúde do Brasil