Health on the Net
Foundation Code |
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Em março de 2006, o Cardiol ganhou a
certificação de um dos mais reconhecidos selos no mundo da Internet na
área da Sáude: o
Health on the Net
Foundation Code of Conduct (HONcode).
Este selo credita sites médicos e de saúde com base na veracidade e
credibilidade da informação disponibilizada pelos mesmos. Já foi traduzido
e é utilizado em 26 idiomas diferentes, tendo grande prestígio
internacional.
A certificação é concedida de acordo com oito princípios fundamentais. São
eles: Autoridade; Complementaridade; Confidencialidade;
Atribuições; Justificativas; Transparência na propriedade;
Transparência no patrocínio; Honestidade da publicidade e da
política editorial.
Por Autoridade entende-se que toda orientação de saúde contida no
site deve ser dada somente por profissionais treinados e qualificados, a
menos que seja declarado expressamente que está sendo dada por um
indivíduo ou organização não qualificado na área médica.
A informação disponível deve apoiar - e não substituir - o relacionamento
existente entre os visitantes do portal e seus médicos. Este é o princípio
da Complementaridade.
Pelo princípio da Confidencialidade garante-se que os dados dos
usuários serão mantidos em sigilo. E, segundo o de Atribuições, a
informação contida será respaldada por referências claras às fontes
consultadas.
Além disso, quaisquer afirmações feitas sobre os benefícios e/ou
desempenho de um tratamento, produto comercial ou serviço específico devem
ser claramente comprovadas, de acordo com o princípio das
Justificativas.
Pela Transparência na propriedade, parte-se do pressuposto que o
visitante terá qualquer tipo de ajuda ou informação adicional que
solicitar no Fale Conosco. E pela Transparência do patrocínio,
garante-se que os apoios financeiros ou materiais concedidos ao
site serão identificados claramente.
O último princípio é o da Honestidade da publicidade e da política
editorial. Se a publicidade é uma das fontes de renda do portal, isto
deve ser indicado. Os anúncios e outros materiais promocionais serão
apresentados de uma maneira e em um contexto que facilitem diferenciá-los
do conteúdo institucional.
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