Folha Equilíbrio
Data: 10 de fevereiro de 2005
Guaraná contra o estresse
A mais conhecida planta nativa da Amazônia, o guaraná é um poderoso estimulante natural e pode ser utilizado também em molhos de receitas salgadas.
Sua ação energética não é lenda. Os índios brasileiros há centenas de anos já cultivavam a planta para ganhar energia e lucidez. Hoje sabe-se que a planta aumenta o entusiasmo, alivia o cansaço físico e mental, combate o estresse, tem ação cardiocirculatória (previne a arteriosclerose e regula o ritmo cardíaco), corrige distúrbios gastrointestinais, tem efeito diurético (elimina impurezas) e ainda é afrodisíaca.
Tudo isso por causa da composição das sementes do guaraná, que contêm cafeína, amido, ácido tânico (indicado para combater enxaquecas), fibra vegetal, cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitamina A.
Mas, pelo alto teor de cafeína, substância que age sobre o sistema nervoso e as fibras musculares, o guaraná deve ser consumido com moderação. "A cafeína em altas doses pode provocar insônia, ansiedade, prejuízo de memória, arritmias cardíacas e danos gástricos", explica a nutricionista Ana Paola
Monegaglia.
O alerta é dirigido especialmente a quem tem problema cardíaco ou sofre de hipertensão. O cardiologista Raimundo Marques, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, enfatiza que, para essas pessoas, o consumo de guaraná em pó ou do extrato da planta é totalmente proibido. "O guaraná provoca aumento da freqüência cardíaca e da quantidade de substâncias que levam à constrição das artérias", diz.
Para aproveitar as propriedades do guaraná sem sofrer os efeitos colaterais, o ideal é não ingerir mais do que 0,5 g do pó ou uma cápsula do extrato por dia. "Além de aumentar a pressão e os batimentos cardíacos, mais do que isso pode provocar dependência química", avisa Marques.
Quanto ao refrigerante de guaraná, não há motivos para preocupação: a bebida contém cerca de 1% do extrato da planta, quantidade que não é suficiente para provocar o efeito estimulante.
LUANDA NERA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA