MENSAGEM
DO PRESIDENTE DO DECAGE
Caros Amigos,
A população de idosos está se expandindo rapidamente, e o envelhecimento aumenta incidência das doenças cardiovasculares. Este novo ambiente demográfico trará desafios e exigirá mudanças de paradigmas! O atendimento dessa população, requer uma abordagem centrada na pessoa, que valoriza o cuidado e o compartilhamento do “poder”, diferindo da medicina tradicional, muitas vezes centrada na doença e de pouco compartilhamento. A lógica da doença única, deverá ser substituída pela imprevisibilidade da polipatologia, onde os resultados de uma decisão, dependerão das interações entre os diversos problemas existentes: a polifarmácia, a fragilidade, o declínio cognitivo, os problemas sociais, financeiros e psicológicos do envelhecimento.Embora o cardiologista possa instintivamente desenvolver as habilidades necessárias para o atendimento do idoso, sabemos que a complexidade do manejo desses pacientes merece preparação adequada.
Dentro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Departamento de Cardiogeriatria (DECAGE), tem o compromisso de difundir a lógica da abordagem em cardiologia geriátrica, favorecendo a fusão das habilidades da cardiologia aos conceitos multidisciplinares e multidimensionais da geriatria, trazendo para a prática cardiológica os conceitos do atendimento integral ao idoso, que considera riscos, o cuidado, o compartilhamento de poder, a finitude, e outras competências necessárias para um melhor gerenciamento de idosos portadores de cardiopatia.
O DECAGE, desenvolve através de seus representantes Estaduais, atividades científicas capazes de difundir as estratégias de tomada de decisão em cardiogeriatria. O Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, neste ano, ocorrerá na cidade de Natal, nos dias 21 e 22 de outubro. Por ser um dos últimos congressos do ano, terá a condição de discutir as novidades debatidas no American College of Cardiology Congress, European Congress of Cardiology e Congresso Brasileiro de Cardiologia. Uma vez que o idoso apresenta patologias em todas as áreas, e por ser um congresso de departamento, seu formato favorece a revisão e atualização dos diversos temas da cardiologia de forma prática e interativa. Reserve esta data!
Todos são bem-vindos ao DECAGE!
José Maria Peixoto
Presidente DECAGE (2016-2017) |
ESQUINA
CIENTÍFICA
Effext of PCI on Long- Term Survival in Patients with Stable Ischemic Heart Disease -
CLIQUE AQUI
José Antonio Gordilho de Souza (SP)
Vacinação em idosos e portadores de cardiopatia -
CLIQUE AQUI
José Maria Peixoto (MG)
|
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOGERIATRIA
Conhecendo Natal - 2ª parte
No começo do século 19, Natal era ainda uma pequena vila, dividida em duas áreas principais: a Cidade Baixa, perto do cais do porto, que concentrava o comércio; e a Cidade Alta, no topo dos morros ao redor do porto, onde se localizavam igrejas e prédios do governo. Somente em 1922, no governo de Pedro Velho, é que a cidade começou a realmente crescer.
Já no século XX, Natal teve grande importância estratégica pela sua posição geográfica na esquina do Brasil e ponto mais próximo da África e da Europa, no movimento republicano, na Revolução de 1930 e, principalmente, durante a 2ª Guerra Mundial. A partir de 1942, os americanos instalaram uma base naval em Natal e uma base aérea em Parnamirim (vizinho a Natal), o que fez com que a sua população de aproximadamente 55 mil habitantes quase dobrasse e que a população local assumisse diversos costumes norte-americanos.
Os americanos mudaram profundamente o modo de vida em Natal; além de trazer novos produtos, (Natal foi a primeira cidade brasileira a conhecer o chiclete), Essa visão democrática e de liberdade teve influencias visíveis até hoje no modo de vida de natal.
Segundo diz o povo potiguar, o termo “Forró” (música popular regional) vem originalmente dos americanos, que durante sua estada na cidade, introduziram os bailes abertos com o nome de “for all” (para todos).
Nos anos pós-guerra a cidade continuaria a se desenvolver e sua população cresceria, mas só alguns anos mais tarde é que esse quadro mudaria definitivamente e em décadas recentes, o turismo tornou-se a principal atividade de Natal.
O sol brilha praticamente o ano todo (a estação chuvosa concentra-se de abril a junho), o calor é aliviado pelos ventos alísios, e a temperatura varia entre 20º e 33º C. A construção da Via costeira no início dos anos 80, foi o marco importante nesse desenvolvimento. São dez quilômetros de praia com uma excelente rede de hotéis entre as Dunas e o Mar.
Josmar de Castro Alves
Presidente do XIII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria
Fonte:
natal.rn.gov.br
|
INFORMES
Nos dias 18 e 19 de março 2016, ocorreu na cidade de Garibaldi-RS a Jornada DECAGE-RS e o Evento Comunitário com grande adesão local.
Esses dois eventos tiveram a coordenação dos Dr. Eduardo Pitthan e Jairo Monson de Souza Filho. Fotos do evento na página do facebook.
|
Nos dias 13 e 16 de abril, ocorreu no Hospital São Julião em
Campo Grande-MS, sob a coordenação da Dra Angela Sichinel, o 12º
Congresso Científico Internacional Brasil- Italia (OMNIA 2016)
cujo foco foi o Atendimento Multidisciplinar ao paciente Idoso (AMI).
Fotos do evento na página do facebook.
|
No dia 20 de maio durante o Congresso SOCERGS, o DECAGE-RS realiza o Fórum de Cardiogeriatria na Cidade de Gramado-RS.
|
|