Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, pelo Dr. Dante Pazzanese, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) tem atualmente um quadro de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana.
Ao longo desse período diversos departamentos especializados e grupos de estudos foram formados, além dos Congressos Brasileiros de Cardiologia SBC, que acontecem há 72 anos.
A Diretoria de Publicações é a responsável pela edição da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia e do Jornal da SBC. A primeira, editada continuamente há 50 anos, tem visão mais técnica, voltada para as principais matérias científicas da cardiologia nacional e internacional e a segundo uma abordagem menos acadêmica, divulgando os assuntos de interesse geral de nossa sociedade.
A SBC/Funcor (Fundo de Aperfeiçoamento de Pesquisa em Cardiologia), é a responsável por estimular o aprimoramento e a pesquisa científica/tecnológica no campo da cardiologia, assim como promover, junto ao público, a divulgação dos aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, alertando-o para os riscos a elas inerentes e esclarecendo-o quanto às possibilidades de sua prevenção e tratamento.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia conta hoje com 26 regionais e 13 departamentos, o que lhe confere caráter de entidade científica nacional. A SBC possui 2 sedes próprias, sendo uma no Rio de Janeiro (foto ao lado), onde se situam as áreas administrativa/financeira, a Central de Informações, a Central de Eventos e contou com a Assessoria do XIII Congresso Mundial de Cardiologia (1998). E outra em São Paulo, onde se encontram a Diretoria de Publicações e a SBC/FUNCOR.
A infra-estrutura montada na SBC propicia o planejamento e a execução de diversos projetos em benefício dos sócios e da cardiologia brasileira, tornando o intercâmbio de informações técnico-científicas mais fácil, rápido e atualizado.