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Aline Sardinha
de implementação, não faz sentido para o profissional adotar uma postura rígida
de cobrança e prescrição, enquanto o doente oscila no seu nível de motivação.
Esse ponto é fundamental para minimizar a resistência e maximizar a adesão ao
maior número de aspetos possíveis do tratamento prescrito
3, 21
.
Outro aspeto central é a promoção da autoeficácia ‑ crenças que o doente
nutre acerca das suas capacidades para organizar e executar o curso de ação
necessário para realizar uma determinada tarefa. Este conceito foi formulado
pelo psicólogo Albert Bandura, no contexto das teorias sociocognitivas de apren-
dizagem social
24
. As crenças a respeito do próprio desempenho permitem ainda
ao indivíduo regular o comportamento e avaliar as suas experiências e proces-
sos de pensamento. A autoeficácia, então, é um elemento chave no processo
de motivação
25
. As crenças de autoeficácia estão sujeitas à maneira como o
doente percebe suas experiências. Distorções nessas avaliações são, portanto,
uma ameaça à construção de um sentido de autoeficácia adequado. Quanto mais
positivas forem as crenças relativas à autoeficácia, melhores serão as expetativas
de desempenho e, consequentemente, maior será o compromisso do doente
com a mudança. A autoeficácia percebida opera, portanto, como um regulador
cognitivo da elevação da ansiedade. Informações precisas e expetativas realistas
são, portanto, essenciais para a adequada orientação e planeamento do trata-
mento
26
. A autoeficácia apresenta, então, um alto potencial preditivo do sucesso
do tratamento, uma vez que, ao sentir-se apto a seguir os passos necessários
para a implementação da mudança, a probabilidade de tais cognições e emoções
influenciarem o comportamento é maior
1
.
Modificação comportamental:
coaching
cognitivo comportamental
Na medida em que o doente decide mudar, é necessário ainda determinar
as metas e planos de ação a serem seguidos. Crenças auto limitantes, ainda que
não relacionadas com a psicopatologia, podem dificultar o caminho rumo ao novo
estilo de vida. O
coaching
de saúde é um processo de aprendizagem e desen-
volvimento de competências comportamentais, cognitivas e emocionais, direcio-
nando o indivíduo a alcançar metas de saúde e superar barreiras que o impedem
de aderir ao tratamento e modificar o seu estilo de vida
27
. Para indivíduos sem