Estratégias para fomentar a adesão à terapêutica
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Em todas as consultas verificar a medicação em curso
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. Não há nenhum mé-
todo totalmente eficaz de avaliação de adesão ao tratamento, mas perguntar
ao doente, em certas condições, dá informações razoavelmente fidedignas e
é uma excelente oportunidade para reforçar a adesão. Não basta questionar
o doente ou cuidador se está a tomar os medicamentos A, B e C regista-
dos no processo clínico, enquanto ele vai assentindo com a cabeça. Uma
forma mais eficaz é combinar com ele para trazer sempre todas as caixas
dos medicamentos, ou de uma forma mais prática, os topos recortados das
embalagens. Depois, para cada um, perguntar num tom neutro e sem crítica,
se o está a tomar, dose e horário. Finalmente questionar se houve problemas
ou esquecimentos e se os medicamentos foram tomados nos últimos dias,
com toda a compreensão para os motivos subjacentes. O passo seguinte é,
com muita disponibilidade, explicar as razões e importância da medicação,
ajudar a ultrapassar dificuldades e, se necessário, proceder à sua adaptação
ou substituição. Em caso de haver resistência do doente em relação à toma
de determinada medicação, não adianta argumentar, forçar, ameaçar ou culpa-
bilizar
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. Uma atitude empática e disponível, a garantia de que a última palavra
é sempre do doente e que o profissional de saúde o continua a acompanhar
independentemente da decisão que tomar, cria um clima de confiança e de
cooperação, muito benéfico. Deste diálogo resulta uma informação muito
rica sobre o tratamento em curso e há um reforço efetivo da concordância
terapêutica.
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Incluir o doente em programas de educação terapêutica que incluam temas
relacionados com o tratamento farmacológico
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.
As teorias que suportam a prática
A adesão a componentes de um estilo de vida saudável e a terapêuticas
farmacológicas, pode ser enquadrada como um comportamento/hábito que em
determinadas circunstâncias se pretende instituir, manter ou modificar no sen-
tido do seu incremento.
As teorias de modificação comportamental em saúde propõem‑se explicar
o porquê, quando e como, um comportamento ocorre (ou não ocorre) e os