Estratégias para fomentar a adesão à terapêutica
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Especialmente difícil e de grande responsabilidade médica é o fomentar
da adesão a um regime terapêutico de polimedicação, em doentes idosos, com
baixo nível económico e de literacia, fraco apoio social, com comorbilidades,
muitas vezes com limitações cognitivas e da memória, visuais, auditivas e de des-
treza manual, que acrescem os riscos de interações medicamentosas e de efeitos
secundários.
Na Tabela 1 enumeramos algumas estratégias para fazer face a este enorme
desafio de promover a adesão ao tratamento a curto e a longo prazo e simulta-
neamente proteger o doente (particularmente se idoso e com comorbilidades)
dos riscos da polimedicação.
Tabela 1
Medidas para otimização da terapêutica farmacológica
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1
As doses de cada medicamento devem ser cuidadosamente ajustadas em
relação à idade, função renal e hepática, potenciais interações, e ao efeito
pretendido.
2
Ter facilmente acessível um instrumento, como quadros ou aplicações infor-
máticas, para verificar possíveis interações medicamentosas.
3
Pode ser prudente iniciar o tratamento com doses crescentes e repartidas
em mais de uma toma. Uma vez encontradas as doses adequadas a cada fár-
maco, o esquema posológico deve ser o mais simplificado possível. Preferir
medicamentos de toma única e associações medicamentosas para diminuir o
número de comprimidos diários
21,22
. Evitar a divisão de comprimidos.
4
Preferir a prescrição e/ou fomentar a compra das mesmas marcas ou gené-
ricos. Os doentes conhecem as cores e formatos das caixas e comprimidos;
mudá‑los aumenta o risco de engano ou redundâncias medicamentosas. Além
disso, as diferenças de bioequivalência podem ser potencialmente problemá-
ticas para o doente cardiovascular
23
, nomeadamente em medicamentos com
margem terapêutica estreita como digitálicos, antiarrítmicos, anticoagulantes
ou hormonas tiroideias. Estes aspetos são particularmente sensíveis em caso
de polimedicação, em pessoas idosas, com alterações da função renal ou he-
pática e com baixo nível de literacia
24
.